Exposição Centenário Luiz Gonzaga




No próximo domingo, dia 10 às 16h, o cantor e compositor Carlos Pitta se apresenta no Palacete das Artes Rodin Bahia encerrando a exposição “ O Imaginário do Rei, Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” que  ficou aberta ao público da Bahia por 45 dias alcançando nesse período, recorde de visitantes superior a 15 Mil pessoas e estudantes de escolas do ensino público e privado. Essa semana, o curador da mostra, o artista plástico Bené Fonteles recebeu da FUNARTE/ Ministério da Cultura o Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga pela exposição realizada em Salvador.
Com a mostra “O Imaginário do Rei” o Palacete das Artes Rodin Bahia presta um tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga e a sua obra, reunindo em sua Sala de Arte Contemporânea um acervo magnífico de artistas plásticos, músicos, escritores e  fotógrafos de várias partes do Brasil, entre eles,  João Pedro do Juazeiro, José Lourenço, Francorli & Carmem, Francisco de Almeida, Elias Santos e Arievaldo Viana; Christian Cravo, Adenor Godim, Gustavo Moura,Vivente Sampaio, Frank Castro, Cícero Arraes, Demóstenes e Salete Diniz. Da mostra participam ainda, os artistas Sante Scaldaferri, com pintura sobre óleo, Iuri Sarmento, Fernando Coelho, com colagem/fotos, Juraci Dórea, pintura, Marepe, Bel borba, Bárbara Tércia, Caetano Dias e Ayrson Heráclito, Ciça Fitipaldi,  Zuarte e a goiana Dona Benícia Pereira.
Segundo Bené Fonteles,“a presença de Luiz Gonzaga na Bahia  é primordial na obra compositiva de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tomzé e na força das vozes de Gal Costa, Xangai e Maria Bethânia” E continua: “ Os mais jovens, sabem menos, dos desdobramentos comportamentais e musicais  provocados por Gonzaga na cena cultural brasileira  nas últimas quatro décadas que vão de Alceu Valença a Chico Science e Nação Zumbi, destes, Mestre Ambrósio ao Cordel do Fogo Encantado e Lirinha”.
O cantor e compositor Carlos Pitta que se apresenta no encerramento da mostra do centenário do Rei do Baião,  lembra que “ dentro da tradição do que foi criado por Luiz Gonzaga encontro a fonte necessária para o desenvolvimento de uma música voltada para as raízes, do que é sertão, mas ao mesmo tempo universal . Gonzagão, em síntese, ao lado de Caymi e Tom Jobim são escolas constantes para qualquer processo musical criativo”.
SERVIÇO
O que: Encerramento da Exposição “ O Imaginário do Rei, Visões    sobre o Universo de luiz Gonzaga
Quando: dia 10 de junho
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, rua da Graça 284, Graça, Salvador/Ba
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h até o dia 10 de junho
Realização: Palacete das Artes Rodin Bahia, DIMUS/IPAC e SECULT/BA

Núcleo de Comunicação
Susana Serravalle
Contatos: ( 71 ) 3117- 6997/3117-6983
Fonte: Bené Fonteles tel  61-93336678/ ( 71 ) 3117-6493

Bjs e até a próxima
Debby :)

Comentários

  1. Debbie amei teu recadinho carinhoso, flor, consegui chegar aqui, hoje, desejando que sua semana seja linda, vou ler com carinho o texto e volto a comentar o que achei, ok? bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evva
      Te achei na caixinha de Spam rs rs
      Obrigada linda, deseja uma semana igualmente feliz e recheada de criatividade...

      Bjs
      Debby :)

      Excluir

Postar um comentário

Concorde, discorde, mas comente!!!
E faça uma blogueira feliz rsrsrs :)

Postagens mais visitadas deste blog

Pingos d'Alma

Vende-se uma Sprinter

Saleta de leituras - Sorteio de Mimos - Grupo Editorial Pensamento